quinta-feira, 31 de março de 2011

Calçada da Fama da Fé!

Quando falo em Calçada da fama lembro de Hollywood da calçada onde astros e estrelas colocam suas marcas e seus nomes para serem eternamente lembrados por seus feitos na ficção. Quando pego a Palavra de Deus e leio o livro de Hebreus capitulo 11 vejo uma dessas calçadas em meio as Escrituras, porém enxergo outros astros e estrelas com suas marcas nela, vejo homens como Abraão o pai da fé, Moisés, Enoque, Abel, Noé, Isaque e Jacó, mas seguindo e analisando vejo apenas duas mulheres descritas ali na Calçada da Fama da Fé, e me admiro na grandeza de um Deus que permite num mesmo lugar registradas pelas mesmas ações de FÉ duas mulheres tão diferentes. Se formos analisar nesse texto podemos ver pessoas que estão ali por mérito de ter tido fé em algum momento em Deus e através dessa fé ter mudado suas vidas, logo começo sem muito pensar uma comparação entre essas duas pessoas e me questiono : Quem era Sara? e eu mesma respondo, oh! Sara foi uma mulher digna, que tinha seu esposo, sua casa, uma boa conduta, Sara era uma mulher temente a Deus, esposa do fundador do povo hebreu , e Deus usou seu corpo consagrado para dar à luz Isaque. 
Depois de analisar quem era Sara então em minha mente logo vem: Bom, Sara era uma mulher de Deus e esta ali registrada porque teve fé em seu Deus a quem tanto temia e através Dele realizou seu sonho de ser mãe ja fora da idade, então é justo que ela esteja ali registrada na Calçada da Fama da fé, mas ai minha mente não cessa em perguntar :
- QUEM ERA RAABE?
E através dessa pergunta busco na historia do livro de Josué :
Raabe é uma personagem do Antigo Testamento da Bíblia que, segundo o Livro de Josué, teria sido uma prostituta que morava nos muros da cidade de Jericó. De acordo com o relato bíblico, Raabe teria convertido-se a Deus e ajudado os espiões israelitas antes da invasão da cidade, hospedando-os em sua casa.
Após a conquista de Jericó por Josué, a vida de Raabe é preservada juntamente com sua família. Após a destruição de Jericó, Raabe habitou entre os Israelitas e casou-se com Salmom. Deu a luz á Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem de Jesus.
Raabe, por sua vez, era uma gentia ímpia que adorava a deuses estranhos e vendia seu corpo. .
E sabendo disso logo vem as demais perguntas: como? Como assim uma prostituta na calçada da fama da fé? Pode Deus ser ironico? Ou estaria desafiando o homem a não julgar o seu próximo? Pois bem seguindo a historia a Bíblia nos diz que sim raabe era uma prostituta, porém quando os espias de Deus estavam a espiar a Terra de Jericó Raabe temeu ao Senhor e teve FÉ que Ele mesmo poderia mudar sua vida e por isso abrigou os espias em sua casa sem tentar seduzi-los, Raabe tomou uma atitude de fé em mudar sua vida diante de um Deus que lança oportunidades iguais mediante a fé das pessoas,, um Deus que não quer saber se voce deitou-se com milhares de homens ou mulheres, um Deus que olha seu coração e não sua roupa, a cor dos seus olhos ou seu cabelo, um Deus que nao quer saber quantos quilos a balança marca quando você sobe nela, um Deus que pede somente uma coisa à aqueles que o temem e o querem: Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos(pv 23:26) e que se o fizermos e colocarmos nossa fé diante Dele podemos ter tido em nossas vidas muitas atitudes de Raabe mas podemos terminar como ela, Deus poupou a casa de Raabe e todos que nela estavam, por conta de uma atitude de Fé, Deus concedeu a Sara Isaque por conta da mesma atitude, então para provar sua fidelidade Deus permite que as Duas sejam as unicas mulheres lembradas no Rol da Fé em Hebreus 11 sim uma mulher dita "honrada" e uma "prostituta" porém duas mulheres com o coração quebrantado e contrito tendo uma atitude de Fé para com Deus e tendo assim a oportunidade de serem lembradas como mulheres de Deus.Em termos humanos, Sara e Raabe não tinham nada em comum. Mas do ponto de vista divino, Sara e Raabe compartilhavam a coisa mais importante da vida: as duas exercitaram a fé salvadora no verdadeiro Deus vivo.
Deus quer que voce acredite Nele, que voce tome uma decisão e firme-se nela. Raabe decidiu tomar a decisão de ficar do lado do povo de Deus e por isso escondeu os espiões. Tomou a decisão fundamentada em sua fé e agiu. Deus quer que sua fé seja desenvolvida, não importa qual seja sua posição ou seu passado, o senhor levanta as pessoas igualmente. Quando se trata da FÉ, todos temos as mesmas oportunidades, idiferente de quantos erros você ou eu tenhamos cometido, Deus honra a FÉ. Podemos ter uma vida destruida, mas quero dizer não importa Deus é especialista em restaurar vidas quebradas. Talvez ja tenhamos ou estamos vivendo como Raabe, mas, se acreditarmosem Deus, Ele salvará nossa casa. Veja Ele não salvou somente a Raabe mas toda sua familia. E agora? Quais serão nossas atitudes? Vamos deixar o passado para trás e arriscar-nos numa caminhada de fé a ter um encontro com nosso Criador? Espero que sim e que você possa e eu possamos olhar pra tras e lembrar-nos:  Sim ja tive atitudes de meretriz mas hoje tenho atitudes de uma pessoa que ama e deseja ardentemente estar com meu Senhor e Salvador que me ama e me amou mesmo quando eu o rejeitei....



Carini Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário